Carta da Semana / Carta #12
A chave da própria casa
A vida é breve demais pra você viver a de outra pessoa
Comece a leituraOntem eu almocei com uma amiga muito querida, dessas que a vida coloca no seu caminho justamente num dos piores anos que você teve e depois nunca mais tira. Almoço de tarde inteira, do tipo que a gente já não tem mais tempo de fazer. E eu voltei pra casa pensando num assunto que tomou conta.
Há quinze anos conheci uma mulher que nunca mais vi.
Ela namorava um rapaz, e os dois eram aquilo que todo mundo aponta na festa e comenta baixinho: olha lá o casal que deu certo. Não desgrudavam. Se completavam. Eram, pra quem olhava de fora, a prova de que amar ainda valia a pena.
E deu certo mesmo. Estão juntos até hoje. Quinze anos.
O ano passado levou deles um filho antes de ele nascer.
Eu conheço o tamanho exato desse silêncio. Também enterrei um filho que não chegou a nascer. E sei que existe um tipo de dor que não cabe em nenhuma frase de consolo, que a gente aprende a atravessar sem nunca aprender a explicar.
E é aqui que a história vira outra coisa.
Ele voltou a trabalhar. Se arruma, sai de casa, tem colegas, tem assunto, tem o cansaço bom de quem viveu o próprio dia.
Ela, não. Parou de fazer o cabelo. Parou de fazer as unhas. Parou de se cuidar. Não trabalha, não tem nenhum dinheiro que seja dela. Faz tudo por ele, inclusive colocar a comida no prato antes que ele peça. A vida dela virou o cuidado com a vida dele.
E o mundo, quando olha, aplaude. Chama de dedicação. Chama de amor de verdade. Diz que hoje em dia ninguém mais faz isso.
Eu olho e vejo outra coisa.
Vejo uma mulher que perdeu algo que era dela e concluiu, sem nunca ter dito isso em voz alta pra ninguém, que a forma mais segura de não perder de novo é não ter mais nada.
Porque é isso que a gente faz quando uma perda quebra o chão. A gente não decide parar de viver. A gente decide parar de querer.
Entrega a chave da própria casa pra alguém, vai morar na vida do outro e chama isso de entrega. Lá dentro parece seguro: se a vida não é sua, a queda também não vai ser.
Só que vai.
E eu não estou falando dele. Pelo que sei, ele é bom, ele fica, ele ama. Que fique. Que ame. Que dure mais cinquenta anos. Mas ninguém neste mundo tem prazo garantido.
E aí fica a pergunta que eu não consegui deixar na mesa do restaurante:
e ela, o que será dela?
Só que isso não é sobre ela
Ninguém acorda um dia e decide entregar a vida. A entrega nunca é um ato. É uma sequência de gestos razoáveis, cada um com uma boa explicação na hora.
Você para o curso porque este ano está apertado.
Você deixa de ver aquela amiga porque dava briga e você estava cansada de brigar.
Você deixa a viagem para quando as coisas se acalmarem.
Você para de dizer o que quer, porque dizer o que quer estragava o clima da noite.
Cada uma dessas decisões é defensável. Nenhuma delas é o problema. O problema é a soma, e isso ninguém vê, porque ninguém faz a conta.
Ninguém entrega a vida de uma vez. A gente entrega em prestações, e cada uma parece pequena.
E a prestação mais silenciosa de todas é a última: a hora em que você para de querer. Porque querer, depois de uma perda grande, é assustador. Querer é assumir que existe algo que você ainda pode perder.
Não querer parece proteção. Só que não é proteção, é anestesia. E anestesia não impede a queda, só faz você não sentir enquanto cai.
O que Sêneca escreveu, e o que ele não escreveu
Sêneca escreveu sobre isso faz dois mil anos. Sobre a Brevidade da Vida. Temos tempo, mas desperdiçamos muito dele. A vida foi-nos dada com generosidade para a realização dos maiores feitos, se for toda ela bem aplicada.
Repare no que ele não disse. Ele não disse que a vida é curta. Ele disse o contrário: ela é generosa. O que fica curto é a parte dela que a gente de fato viveu.
E logo adiante ele escreve a frase que eu não tive coragem de dizer em voz alta na mesa do almoço: “quão tarde começas a viver, quando já é hora de deixar de fazê-lo”.
Não é uma frase sobre produtividade. É uma frase sobre presença. Sobre chegar ao fim e descobrir que a vida inteira foi vivida em nome de outra pessoa, num tempo que não voltava, e que ninguém devolve.
Viver a sua vida não precisa ser grandioso
Eu desconfio de todo texto que transforma “viva a sua vida” em projeto ambicioso. Isso só produz mais culpa em quem já está sem forças.
Viver a sua vida é bem menor do que parece, e por isso é possível.
É olhar no espelho e reconhecer a pessoa que está ali.
É ter uma coisa que é sua e que ninguém assina no seu lugar: um trabalho, uma amizade, uma manhã de sábado, um dinheiro que entra no seu nome, um lugar onde sentem a sua falta quando você não vai.
É poder olhar pra trás e ver o que você viveu, o que você fez, o que ficou no mundo porque você passou por aqui.
E se você está lendo isso e pensando eu não tenho mais nada assim, comece pelo menor item da lista. Não pelo maior. O menor é o que ainda cabe hoje.
Uma palavra sobre quem cuida
Cuidar de quem a gente ama é das coisas mais bonitas que existem. Eu não escrevi nada aqui contra o cuidado, e não quero que ninguém saia desta carta com vergonha de ter cuidado.
O cuidado só vira armadilha quando ele é a única coisa que sobrou de você. Quando ele deixa de ser algo que você faz e passa a ser tudo o que você é. Aí não é mais cuidado, é endereço: você mudou de vida sem sair do lugar.
Amar não é desaparecer dentro de alguém. É ter uma vida inteira nas mãos e escolher, todo santo dia, dividir ela com uma pessoa.
Você pode ser inteira e ser amada. Nunca foi preciso escolher.
A vida é breve. Breve demais pra você viver a de outra pessoa.
Um dia você procura sua chave e lembra que faz anos que a deixou no bolso de alguém.
Volta pra buscar a sua chave. Ela sempre foi sua.
R. Kluska